QUE TAL VER A SUA MARCA EXPOSTA AQUI?
ENTRE EM CONTATO AGORA COM O NOSSO DEPARTAMENTO COMERCIAL

Hora Atual Data Atual

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

ARAXÁ|BAMBUÍ|CAMPOS ALTOS|IBIÁ|MEDEIROS|PERDIZES|PRATINHA|SACRAMENTO|SÃO GOTARDO|TAPIRA
PÁGINA INICIAL- FOCO.TV - WEB-RÁDIO FOCO - CLASSIFICADOS - REDES SOCIAIS - EXPEDIENTE - ANUNCIE - WEBMAIL

Julgamento do Girolando na ExpoAraxá termina hoje
Juízes olham atentamente os animais para selecionar os melhores representantes da raça na exposição


Por Caio Ranieri

05/04/2013 - Foram julgados nessa sexta feira (05) os animais da raça Girolando que passaram pela 39ª Exposição Agropecuária de Araxá. A mostra em Araxá e a segunda maior do Brasil da raça.

Por aqui passaram centenas de cabeças de gado para serem avaliadas por um corpo técnico de jurados respeitados em todo o país. Foi o último, dos três dias de julgamentos dos animais da raça na ExpoAraxá 2013.

O Girolando é oriundo do cruzamento de duas raças. A Gir, que é indiana e a Holandesa, que é uma raça européia. De acordo com a cruza, se determina o grau de sangue.

A primeira cruza entre o Gir e Holandesa, a gente denomina animal meio sangue e assim, sucessivamente, de acordo com a porcentagem que o animal tem de holandês no cruzamento que se determina o grau de sangue.

Segundo o coordenador técnico da exposição, Fábio Rios, passaram pela pista vários animais de excelente qualidade de diversos criatórios do Brasil. Por ali, animais de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso e de São Paulo. “Foi um julgamento muito bom e hoje, eu considero que temos os três melhores juízes da Girolando. São os três com mais destaque no momento. Eles têm especializações na área e o veredicto deles é incontestável”, destaca Fábio.

Entre os premiados, o criador Ricardo Catão Ribeiro, de uma fazenda na região de Sete Lagoas (MG). Ele trouxe 12 argolas para competir e duas de suas fêmeas jovens foram premiadas na categoria 5/8.

“Isso aqui é a coroação do trabalho feito na fazenda e do que é apresentado aqui na pista. Isso é importante para o produtor. Somos de Jequitibá, na região se Sete Lagoas e fiquei extremamente feliz com a estrutura que encontrei na ExpoAraxá”, disse.

Na pista os juízes avaliam toda a formação morfológica do animal, da cabeça aos pés. Existe um padrão para cada raça, que deve ser seguido. Esse padrão é determinado pelas associações representativas.

No animal jovem os juízes buscam a capacidade corporal, a estatura, a formação de garupa e os aprumes. No animal adulto e no caso das fêmeas, as paridas é verificado, além de tudo isso, principalmente o sistema mamário, por ser uma raça leiteira, é preciso primar por esse detalhe.

“Essa premiação vem ao encontro do que os criadores fazem em suas fazendas. E o resultado de seleções do rebanho, resultado de avaliações práticas”, explica o juiz, Raul Pimenta, do Rio de Janeiro. Ele, que pela primeira vez vem à ExpoAraxá, o nível dos animais aqui é muito bom e pelo que ele conversou com outros juízes mais antigos na mostra, a ExpoAraxá 2013 tem um dos melhores rebanhos da história.

“Venho pela primeira vez julgar em Araxá e fiquei feliz com o que vi. Conversei com  outros colegas que vieram julgar anteriormente estamos em 2013 com uma das melhores representações feitas nesses últimos anos, principalmente na qualidade dos animais”, finaliza.

Próximos eventos

TORNEIO LEITEIRO GIR

• Início: 09/04/2013 às 14h
• Término: 12/04/2013 às 14h

JULGAMENTOS

• Projeto Educampo: 08/04 e 09/04/2013
• Gir Leiteiro: 10/04 a 12/04/2013
• Mangalarga Marchador: 19/04 a 21/04/2013
• Macha de Muares: 13/04 e 14/04/2013

LEILÕES

05/04 - Excelências de Araxá
07/04 - 1º Leilocorte Arap (Lote mínimo10 cabeças)
11/04 - Leilão Misto Tradicional
13/04 - Leilão Elite Joias de Araxá
18/04 - Leilão Misto Tradicional

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AGRICULTURA - CIDADE - CULTURA - ECONOMIA - EDUCAÇÃO - ESPORTES - MEIO AMBIENTE - MINAS GERAIS - POLÍCIA - POLÍTICA - SAÚDE
SERVIÇOS PARA VOCÊ - DICAS E SUGESTÕES

©MINAS NO FOCO 2011 - 2012